Multifuncional 4

Projeto: Multifuncional 4
Tipologia: Multifuncional
Status: Não Construído
Localização: Nova Lima – MG
Conclusão do Projeto: 2021
Área Construída: 198.750,00 m²
Área do Terreno: 52.871,69 m²
Imagens: Casa Digital

 

Na conceituação dessa edificação de Multiuso, a opção por uma abordagem urbanística foi determinante como estratégia da intervenção arquitetônica. O projeto proposto soluciona o complexo programa espacial do empreendimento e contempla em suas soluções a criação de diversas modalidades de espaços públicos. Apresentando-se como resposta às demandas e anseios preexistentes na comunidade vizinha, bem como aos eventuais impactos advindos da implantação do empreendimento. Esses espaços públicos constituem-se, dessa forma, em verdadeiro legado ao município.

A Quadra onde se insere o terreno, com aproximadamente 460 metros longitudinais e 300 metros transversais, evidencia dificuldades para a mobilidade urbana, configurando-se como obstáculo à fluidez dos deslocamentos de pedestres e veículos no seu entorno.

 

 

 

A partir da Esplanada se originam os fluxos verticais de acesso aos espaços comerciais (mall e salas comerciais), culturais (Espaços Multiuso, Anfiteatro e Teatro) e de estacionamento, implantados nos pavimentos abaixo. Com o objetivo de integrar todos os espaços do empreendimento, propõe-se um percurso composto por rampas e escadas rolantes que perpassa verticalmente o Mall, concebido em 2 pavimentos abertos e vazados, permeáveis à luz e ventilação externas, ambientados com áreas verdes e plantas. O Complexo se conecta à parte residencial através do Parque Linear, espaço público entendido como forte argumento conceitual do projeto, apresentando-se como elemento de atravessamento de quadra e integração urbanística, mitigando questões de mobilidade urbana preexistentes. Ao conectar os condomínios residenciais ao empreendimento comercial e cultural, o Parque Linear ganha vitalidade e se transforma em instrumento de irrigação de fluxo e demanda, fomentando o uso do Complexo.

 

 

 

 

 

Intervenções viárias propostas no projeto objetivam tratar as questões de mobilidade preexistentes e as associadas à implantação do empreendimento. Paralelamente à Rua do Campo, em área interna do empreendimento, é proposto um sistema viário composto por via de mão-dupla. Com capacidade de absorver e distribuir o fluxo de veículos atraídos pelo Complexo, direciona os automóveis para o bolsão de estacionamento contíguo à via e também para pavimentos de garagem coberta.

O Teatro comporta público de 1.200 pessoas e conta com áreas de apoio completas, permitindo diversas configurações de uso. Os Salões Multiuso são modulares e flexíveis, conectando-se diretamente ao Teatro, permitindo seu uso para eventos, feiras, exposições, escritórios, palestras e diversos outros usos.