SOLAR AIMORÉS - Construtora Caparaó

BELO HORIZONTE - MG

Área do terreno: 1.140m² 

Área construída: 5.905 m²

57 unidades residenciais de 1 e 2 quartos

Projeto: Outubro de 2014 – Janeiro de 2017

O terreno está localizado em área de abrangência de dois conjuntos urbanos protegidos, o da Boa Viagem e Adjacências e o da Praça da Liberdade e Adjacências e se encontra ao lado de bens culturais protegidos.

Temos a clareza que uma obra não convive com a cidade apenas nas relações diretas, entre o usuário imediato e o corpo edificado. É necessária e fundamental a percepção da ambiência impregnada de histórias, do Urbanismo original da capital, de suas intenções. Por outro lado não podemos negar as forças que regem os novos caminhos da metrópole, que invariavelmente vão contrapor interesses e princípio distintos. Horizontal x Vertical, Novo x Antigo, Unifamiliar x Multifamiliar. O convívio de interesses dicotômicos pode, no entanto, gerar novos modelos de relacionamento, gerar a flor que nasce no front. Frente ao desafio de inserir uma edificação de médio porte em região de extrema sensibilidade do ponto de vista cultural para a cidade, optamos pela austeridade.

Visando minimizar os impactos da altimetria, buscamos aumentar o pavimento tipo, a fim de que a edificação pudesse ter a menor altura possível dentro do potencial construtivo permitido pela Lei de Uso e Ocupação do Solo. Deste modo, temos 6 apartamentos de 1 e 2 quartos por andar nos primeiros 4 pavimentos e acima, 5 unidades por andar.

Desenhou-se então um edifício sóbrio. Não confundir sóbrio com tedioso. Sóbrio no sentido do respeito aos seus irmãos menores, no sentido de não querer competir, mas postar-se ao seu lado de modo comedido. Poucas aberturas voltadas para a Av. João Pinheiro criam um pano de fundo conjugado a um brise vegetal que bloqueia as janelas necessárias, elemento este que possui ainda características de sustentabilidade, bloqueando o sol poente dos apartamentos e reduzindo a carga térmica das unidades. O embasamento possui recuo ajardinado de 9m em relação ao alinhamento, aumentando a sensação de amplidão para os transeuntes. As fachadas serão revestidas de poucos materiais em cores neutras, estimulando as maiores aberturas nas porções norte e sul, de menor impacto para a vizinhança.

Archicad

O projeto foi desenvolvido inicialmente, até a fase de Projeto Básico e sua aprovação legal, em Autocad. Na conjugação de interesses nosso e da Construtora contratante, foi transcrito para o Archicad e foi desenvolvido integralmente na plataforma, compatibilizando os demais projetos complementares feitos também em BIM.

Entre em Contato

Gostaríamos muito de ouvir de você.

Informe seu nome.

Informe um E-mail válido.

Informe uma Mensagem.

Rua Gonçalves Dias, 1181
4º andar - Funcionários
Belo Horizonte-MG
CEP: 30140-091

contato@torresmiranda.com.br
(31) 3261 - 3911